SISTEMA MONTESSORI

Dra. Maria Montessori (1870-1952), foi uma das grandes pioneiras nas pesquisas sobre o desenvolvimento da criança. O sistema educacional criado a partir de seus estudos e experiências no início do século XX, e ao qual ela dedicou cerca de 50 anos dos 82 que viveu, está hoje difundido e utilizado em muitos países do mundo, espalhado por todos os continentes.

Maria Montessori foi a primeira mulher italiana a formar-se em medicina. Ela criou um método pedagógico que se baseia sobre um profundo trabalho de observação e pesquisa psicológica, que valoriza a experiência sensorial, a aprendizagem como experiência e um ambiente estruturado, muito estimulante, onde a criança possa atuar.

O trabalho de Maria Montessori, vem sendo reconhecido na atualidade. Renato Dulbecco, Prêmio Nobel de Biologia de 1999, escreveu que o Sistema Montessori é único, pois os seus princípios são derivados da própria natureza da criança e das leis que guiam o processo de desenvolvimento.

MARIA MONTESSORI

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Eu não inventei um método eu somente dei às crianças a oportunidade de viver.

Maria Montessori

Era assim que Maria Montessori se referia, no início do século (1907), à proposta pedagógica que receberia o seu nome. Naquela época, a escola era muito mais formal do que as mais formais escolas de hoje, e as crianças eram impedidas de sua ação curiosa sobre o ambiente.

Maria Montessori dedicou à educação o seu olhar de cientista, e como tal, percebeu que em determinados períodos do desenvolvimento humano, características “especiais“ privilegiavam aprendizagens, permitindo o desenvolvimento de certas habilidades e competências de forma prazerosa. Dizia que as crianças aprenderiam o que deveriam aprender de uma forma ou outra, mas que, quando eram favorecidas com a ajuda necessária nestas ocasiões, as aprendizagens eram movidas e nutridas pelo prazer. Chamou estes momentos de “períodos sensíveis”.

Foi precursora de muitas das descobertas que hoje a neurobiologia registra, em relação às formas e aos processos de aprendizagem. Para ela a criança deveria ocupar-se de trabalho. É certo que para a criança a atitude de trabalho representa um instante vital, porque sem trabalho não pode organizar a sua personalidade.

A criança não se separa do trabalho, é assim que cresce, é o trabalho que aumenta a sua energia. Trabalho de criança é a ação que desenvolve, suas brincadeiras, suas descobertas, suas tentativas, suas conquistas. Trabalho de criança é construir o homem!

GIRASSOL CENTRO EDUCACIONAL

Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.

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