30/03/2015 ·
Em todos os países, independente de seu grau de desenvolvimento, as brincadeiras tradicionais estão sendo deixadas de lado para o uso da informatização, com isso muitas das vezes não se utiliza brincadeiras no processo de formação da criança, por acreditar que é algo dispensável e sem funcionalidade. Diante de tal contexto questiona-se: qual a contribuição que o brinquedo empregado nas brincadeiras infantis pode proporcionar para a formação de um individuo? O lúdico é uma necessidade do ser humano em qualquer idade, e fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento. Verificando assim as mudanças ocorridas na educação, nas brincadeiras e atividades empregadas na escola nosso ambiente proporciona à criança que na hora de seu lanche ela possa se alimentar com tranquilidade e depois brincar com seus colegas num ambiente adequado e orientado pelos professores. Tendo em vista que através destas brincadeiras pode-se conscientizar uma criança desde cedo para a vida adulta, dando a ela equilíbrio e seleção nas suas atividades, com ênfase nas necessidades e possibilidades, pois através do lúdico as diferenças existentes em cada indivíduo, tentando assim excluir qualquer forma de descriminação que venha a existir ao decorrer de sua evolução e formação da infância para vida adulta. Percebemos que ao brincar exercemos o direito da inclusão à diferença, pois a brincadeira além de proporcionar prazer e diversão, pode representar um desafio e provocar o pensamento reflexivo da criança, constatando que um adulto que viveu uma infância lúdica e com brincadeiras orientadas ou livres, jogos de raciocínio e de coordenação terá uma melhor formação para vida.
Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.
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