10/03/2015 ·
Na noite de ontem foi realizada no auditório do Centro Educacional Girassol, a primeira reunião do Grupo de Estudos de Pais e Professores (GEPP) do ano de 2015.
A principal finalidade dos encontros é discutir assuntos pertinentes à formação das crianças, bem como a promoção de uma maior aproximação entre pais, professores e a coordenação pedagógica.
Através do tema “Para Educar é Preciso Aprender”, a psicóloga da escola, Letícia Lindner, pôde esclarecer as dúvidas sobre as diferentes etapas de desenvolvimento da criança e as melhores formas de agir diante das situações pertinentes ao seu desenvolvimento.
“A palestra tem como um dos objetivos, instrumentalizar pais e professores para trabalharem corretamente com as crianças. Em algumas situações podemos cobrar alguma coisa dos pequenos que ainda não está em seu processo de desenvolvimento. O contrário também pode acontecer. O estudo nos orienta sobre a forma adequada de educar a criança, a linguagem que deve ser empregada e a maneira em geral de se relacionar com as crianças”, destaca Letícia.
A necessidade de trabalhar o tema foi observada a partir de reuniões na escola e de um questionário enviado para os pais. Os pais que compareceram puderam acompanhar através de estudo de casos e vídeos, como é o desenvolvimento da criança em cada faixa etária, suas preferências e conduta, adequando a forma de agir.
Para Karine Bevilaqua Machado, Diretora Pedagógica da escola, o GEPP é importante na medida em que a partir do envolvimento dos pais, o trabalho desenvolvido pelas professoras torna-se mais eficaz.
Karine salienta que o primeiro GEPP de 2015, foi um pouco diferente dos realizados em 2014. Segundo a mesma, a proposta do estudo é a promoção de dinâmicas e conversas, promovendo a interação entre os participantes. Porém, na primeira reunião de 2015, optou-se pelo formato de palestra, pela importância de esclarecer mais detalhadamente para os pais os diferentes estágios por que passam as crianças em seu processo de crescimento.
Os GePPs iniciaram no colégio no ano de 2013.Outros encontros acontecerão nos meses de julho e outubro de 2015. Os assuntos a serem discutidos serão escolhidos de acordo com as necessidades observadas durante o ano letivo.
Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.
49 3522-3830
contato@cegirassol.com.br
secretaria@cegirassol.com.br
Rua Almirante Barroso, 152 - Tobias
Joaçaba, Santa Catarina.