18/11/2014 ·
Este texto foi gentilmente nos oferecido pela Pedagoga Marcia Righetti, dona da Escola Montessoriana Aldeia do Rio de Janeiro. Sua escola trabalha com salas mistas e lá os pais e comunidade já estão habituados com esta realidade. Segue para conhecimento:
Por Marcia Righetti , Aldeia Montessori, RJ / Centro de estudos Montessori do Rio de Janeiro
Isto funciona com sucesso desde 1906, quando na Itália , uma cientista chamada Maria Montessori abriu a primeira escola a que chamou de Casa Dei Bambin , recebendo na mesma classe crianças de 3 a 6 anos .
Anteriormente ela já havia observado as crianças e percebido como era rica a troca entre elas, com os mais velhos acolhiam os menores com cuidados , sentindo-se seguros e importantes com o que podiam fazer .
Viu também que para os menores a troca favorecia o desenvolvimento cognitivo , o vocabulário tornava-se mais rico, as aprendizagens eram nutridas pela curiosidade e observação do que acontecia no ambiente , elas podiam ver os maiores trabalhando?
Vemos isto em nossas casas com nossos filhos se acreditamos no que são capazes de fazer e estimulamos sua ação no ambiente, ocupando socialmente seu papel no grupo familiar, no qual todos são responsáveis pelo bem estar comum.
Neste tempo e ainda hoje a escola é o único grupo social que separa as pessoas por idade, por nível de aprendizagem, por critérios que não privilegiam os aprendizes mas levam em conta a atuação do professor, que na nossa história, desceu a pouco do tablado ...
Se estudarmos a história da humanidade vamos comprovar que sempre aprendemos com a comunidade , que os mais velhos sempre foram valorizados por sua maior experiência e o que é a escola senão uma comunidade aprendente ?
Uma classe de idades mistas, réplica do ambiente social, favorece que muitas atividades aconteçam ao mesmo tempo em diferentes níveis.
Ninguém tem que esperar pela professora para aprender, você não precisou esperar pela sua mãe ou pelo seu pai para aprender as muitas coisas que aprendeu com seus irmãos mais velhos , com seus primos ou amigos , apenas observando o que eles faziam ..
Mas , como afinal de contas estamos num classe Montessori , cuidamos de oferecer á criança em cada etapa da sua vida um ambiente preparado com material quem ensine a criança os conceitos que ela deve aprender , e muitas vezes a criança menor observa o uso de material pelo maior e aprende assim a manuseá-lo e é no seu manuseio que vai percebendo e assimilando conceitos novos .
Maria Montessori , comprovou através da observação cientifica que fez das crianças por muito tempo que nos seres humanos haviam certas tendências que se manifestavam durante todo oseu processo de desenvolvimento.
Outros teóricos que a sucederam perceberam e comprovaram também as mesmas tendências nos seres humanos.
São tendências naturais, como a imitação ,que ajudam os indivíduos na adaptação . Assim acontece com as crianças : elas imitam ações dos mais velhos , apropriam-se delas e transformam em novas ações .
As classes de idades mistas, no método Montessori, são classes de sucesso porque ocupam ambientes preparados, têm professores preparados, seguem os pressupostos básicos da metodologia e da filosofia montessoriana, agem na educação de forma cientifica !
Pode parecer para os leigos que professora pode não dar conta de cuidar do currículo das diferentes idades , mas ela cuida do ambiente , que dá a criança naturalmente a linha guia para o seu desenvolvimento natural , nutrindo sua curiosidade ,estimulando descobertas .
Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.
49 3522-3830
contato@cegirassol.com.br
secretaria@cegirassol.com.br
Rua Almirante Barroso, 152 - Tobias
Joaçaba, Santa Catarina.