18/11/2014 ·
O ambiente de educação infantil, quanto de ensino fundamental montessoriano é criado para crianças de idades diferentes. Pelo fato de nenhuma criança crescer e amadurecer exatamente da mesma maneira, Os materiais disponíveis a elas são variados e numerosos. A atividade apropriada para o momento certo está lá para ser apresentada à criança quando esta estiver preparada ou escolher por conta própria de acordo com seus interesses. Entretanto, nenhuma criança é retida se suas habilidades indicarem a necessidade de se avançar e progredir ou, ao contrário, nenhum criança é pressionada a desenvolver ou refinar habilidades que ela ainda não esteja preparada para dominar.
Nas escolas Montessorianas que seguem literalmente o método, as classes são sempre de idades mistas .Podem reunir duas ou três faixas etárias formando comunidades com crianças em diferentes etapas do desenvolvimento.
Maria Montessori defendia a estrutura de classes de idades mistas, não somente para assegurar uma atmosfera de aprendizado cooperativo, trabalho em equipe, incentivo à interação social e para o desenvolvimento emocional, mas a justificava pela especificidade na forma de aprender que cada etapa de desenvolvimento apresenta.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 dá liberdade a cada instituição para organizar suas classes, e a estruturação em ciclos é apresentada como sugestão nos Parâmetros Curriculares Nacionais.No documento introdutório dos PCNs, localizam-se os argumentos de que a flexibilização da seriação abre possibilidades de se trabalhar um currículo ao longo de maior tempo, assegurando respeito às diferenças e ritmos individuais, reconhecendo que as salas em ciclos permitem uma melhor distribuição de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. Aponta, também, como vantagem o não fracionamento de conteúdos, e a melhor adequação dos instrumentos destinados à prática pedagógica à etapa de desenvolvimento trabalhada.
Os períodos sensíveis de cada criança podem ser capitalizados dentro de um ambiente de idades mistas. Ao mesmo tempo, dentro de uma sala montessoriana, estão disponíveis nas prateleiras uma variedade enorme de atividades. Além disso, as vantagens de uma criança conviver em salas mistas é imensa sendo que a mesma tem tempo de se adaptar ao ambiente, crescer e se desenvolver sem ter que passar por readaptações a cada 12 meses. As crianças com mais experiência na sala ajudam os mais novos em suas tarefas, criando assim um ambiente não-competitivo e uma atmosfera muito acolhedora. A transição de casa para a escola e muito mais fácil e prazerosa dentro deste ambiente.
Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.
49 3522-3830
contato@cegirassol.com.br
secretaria@cegirassol.com.br
Rua Almirante Barroso, 152 - Tobias
Joaçaba, Santa Catarina.