18/11/2014 ·
Levando-se em conta de que a inteligência é a capacidade de estabelecer relações entre objetos e situações, de compreender e interpretar, de descobrir, inventar e criar, construindo conhecimento e transformando-o em SABER, um dos objetivos da Nossa Casa Escola é o desenvolvimento das inteligências, utilizando-se de várias estratégias educacionais de um contexto literário ou até mesmo fora dele. Aprendizagem não supõe somente inteligência: aprendizagem supõe também afetividade, pois afetividade é o vínculo que a criança estabelece com quem ensina e com o objeto de aprendizagem, e este vínculo determina as emoções que serão mobilizadas na situação de aprendizagem: alegria, tristeza, medo, raiva, etc. Inteligência e afeto são inseparáveis: não existe aprendizagem que envolva somente um aspecto: aprendendo frações ou aprendendo a jogar bola com o pai, a criança vai colocar em jogo sua inteligência e suas emoções. Deve-se ter claro que o indivíduo é possuidor de 8 inteligências: a lógico-matemática, a linguística, a espacial, a corporal-cinestésica, a interpessoal, a intrapessoal a musical e a naturalista O potencial das inteligências varia extremamente de pessoa para pessoa e esses espectros são assim diversificados pela integração de fatores genéticos e estímulos ambientais desenvolvidos dentro e fora da realidade escolar. A escola deve aceitar o desafio de fazer um trabalho eficaz, estimulando e desenvolvendo todas as potencialidades do educando.
Posso concluir reiterando que existem múltiplas formas de abordagens pedagógicas para se trabalhar as múltiplas inteligências e que estas abrigam espaço para seu uso em qualquer escola, evidentemente para qualquer faixa etária ou seja qual for a disciplina que se ministra. Inteligências Múltiplas não constituem um método pedagógico e sim uma maneira de se pensar o ser humano e uma forma do professor, ajudar a construção de saberes pelo aluno e, nesse sentido, existem diferentes abordagens possíveis. As inteligências lógico matemática e a lingüística, são culturalmente mais valorizadas em nossa sociedade, mas nunca devemos nos esquecer, que talvez o indivíduo não seja ótimo escritor ou matemático, mas seja excelente cantor, artista , atleta e naturalista. A função da escola e da família é de permitir que a criança possa desenvolver-se em todas as áreas e valorizar todos os aspectos da criança e não somente duas habilidades, dentro de um contexto tão complexo que é o ser humano. No método Montessori encontramos o ambiente ideal para que com sucesso possamos alcançar os objetivos estabelecidos pela nossa escola.
Professora Ruth Specht
Coordenadora Educação Infantil
Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.
49 3522-3830
contato@cegirassol.com.br
secretaria@cegirassol.com.br
Rua Almirante Barroso, 152 - Tobias
Joaçaba, Santa Catarina.