NOVIDADES

História dos Tropeiros - 4º ano

26/06/2023 ·

Nos séculos XVI e XVII os bandeirantes foram além das terras permitidas pelo Tratado de Tordesilhas, o que causou um considerável aumento na população que passou a viver em localidades no interior do Brasil.
Com o aumento do território e também da população, faltaram alimentos, e os encarregados dessa tarefa foram os Tropeiros, um grupo de pessoas que viajavam em mulas levando gado e utensílios, entre outros produtos.
Os tropeiros reuniam o gado no Rio Grande do Sul, subiam por Santa Catarina, Paraná com destino a Sorocaba em São Paulo onde realizavam uma grande feira para revender os produtos.
O caminho das tropas era longo e cansativo, por isso, paravam para descansar. Numa dessas paradas surgiu Lages, o tropeiro levava os costumes de uma localidade para outra. O tropeirismo foi muito importante para a integração entre os habitantes das povoações que surgiram ao longo do caminho das tropas. A Turma do 4° ano estudou a história dos Tropeiros e para representar esse grupo a educadora proporcionou um momento muito especial onde os alunos vieram caracterizados.

GALERIA DE FOTOS

GIRASSOL CENTRO EDUCACIONAL

Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.

49 3522-3830
contato@cegirassol.com.br
secretaria@cegirassol.com.br

Rua Almirante Barroso, 152 - Tobias
Joaçaba, Santa Catarina.

ÚLTIMAS FOTOS DA ESCOLA

ATENDIMENTO