27/02/2019 ·
Maria Montessori foi revolucionária para sua época justamente porque propôs um aprendizado construído a partir da vivência do mundo real. Numa sala de aula montessoriana, portanto, pesos, medidas, quantidades e demais conceitos matemáticos são trabalhados com o auxílio de materiais e recursos tangíveis, que vão se tornando mais complexos à medida que a criança vai aguçando seu raciocínio lógico e pensamento abstrato. Esses materiais, chamados de multissensoriais, estabelecem uma ligação entre situações matemáticas, objetos e movimentos. Ao manipular os blocos, cubos, barras e placas, as crianças vão entendendo formatos, quantidades, tamanhos e proporções. Muito além dos atraentes e coloridos materiais feitos de madeira, usados nas classes inicias nas escolas Montessori, o ensino da matemática na escola Montessori tem por base um entendimento profundo de como as crianças aprendem melhor, leva em consideração o desenvolvimento humano, valoriza a compreensão, não a memorização, e introduz conceitos de maneira concreta com métodos práticos de ensino. Sua filosofia foi a de adequar a educação de acordo com cada etapa do desenvolvimento infantil. Seus métodos e materiais de ensino de matemática refletem, portanto, as necessidades da criança ao longo do seu desenvolvimento. Esses materiais atendem à necessidade cognitiva das crianças, que primeiro, aprendem conceitos de forma concreta porque ainda não desenvolveram habilidades de pensamento abstrato. Enquanto os adultos podem ler ou ouvir uma explicação de como algo funciona, uma criança tem que realizar concretamente para poder desenvolver uma verdadeira compreensão. A maioria de nós aprendeu a fazer divisão na escola, mas quantos de nós, até hoje, realmente sabe como e porque as regras funcionam? Os alunos Montessori começam a aprender o conceito de divisão em torno dos 4 anos, através de atividades práticas, do dia-a dia: eles o entendem como o compartilhamento igualitário entre as pessoas. Depois de muita prática, o momento mágico é quando a criança diz: "Por que eu ainda preciso do material? Já sei fazer as operações sem ele, já entendi.” Significa que o aluno já se sente capaz de realizar problemas em seu caderno, já abstraiu o conceito necessário. Já que os alunos Montessori constroem seu próprio conhecimento, e evoluem para o papel e lápis sozinhos, cada um ganha uma real compreensão conceitual, ao invés de memorizar os passos superficialmente. Os nossos alunos, portanto, se beneficiam de um ensino prático, apropriado a seu nível de desenvolvimento, e que lhes propicia contínua curiosidade e o prazer em aprender essa Ciência tão bela.
Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.
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