18/02/2019 ·
O afeto em sala de aula é a cola que permite todas as situações que envolvem o desenvolvimento cognitivo, biológico e social de uma criança. Em nossa escola não precisa muito, alguns minutos a mais de brincadeira, um colo oferecido em um momento de medo, o olho no olho na hora de elogiar uma atitude bacana ou uma risada bem humorada quando tudo dá errado. É assim, com gestos cotidianos e aparentemente despretensiosos, que pais e educadores podem colocar em prática um consenso precioso e por que não, um dos mais belos da neurociência: o afeto oferecido à criança nos seus primeiros anos de vida moldará sua personalidade e servirá como efeito protetor contra doenças como a ansiedade e a depressão. A intensidade do carinho influenciará se ela terá mais ou menos resistência às frustrações, se será capaz de compreender com maior facilidade o teor de um texto complexo e se conseguirá se adaptar em um mundo no qual tudo muda muito rapidamente. E, principalmente, se terá a dar a essa mesma sociedade amor em vez de ódio, compreensão em vez de soberba e respeito em vez de desprezo por tudo o que for diferente dela própria. Pesquisas conduzidas nessas instituições constatações de que crianças privadas de afeto apresentam, entre outros prejuízos, alterações no funcionamento de áreas cerebrais associadas ao processamento das emoções. É a ausência do amor comprometendo a arquitetura cerebral. Os efeitos serão observados a longo prazo, na idade adulta. Há uma clara evidência de que crianças que não desfrutaram de vínculos afetivos sólidos terão maior tendência à agressividade e ao desenvolvimento de doenças psiquiátricas e tendência a comportamentos agressivos e destrutivos. É claro que vários outros fatores contribuem para o desenvolvimento cerebral, a formação da personalidade ou para o risco de surgimento de alguma patologia psiquiátrica. A genética é um deles. Mas é fato que a associação entre os genes e o ambiente definirá o resultado. Sobre a genética ainda não há muito o que pode ser feito. Mas sobre o ambiente, sim. Portanto, cabe aos adultos, pais educadores, assegurar que ele seja composto de proteção, segurança e amor.
Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.
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