30/08/2018 ·
O processo de alfabetização inicia com o reconhecimento dos sons (fonemas) das letras do alfabeto através do toque na letra em lixa e realizando o movimento na caixa de areia. Após reconhecer os fonemas (sons) a criança inicia a construção de palavras fonética utilizando as letras em lixa. É importante a criança associar a representação do real aos fonemas e grafemas apresentados nos materiais em sala de aula. Com os fonemas (sons) e grafemas (letras) aprendidos e fixados, a criança inicia a explosão da escrita e da leitura.
A criança é capaz de construir palavras fonéticas utilizando o 1º alfabetário, em que as vogais estão em vermelho e as consoantes em azul. A construção de palavra primeiramente acontece no tapete pautado para posteriormente passar para o bloco de linguagem.
O 2º alfabetário é composto com todas as letras pretas em que a criança já identifica vogais e consoantes independente da cor.
O 3º alfabetário é composto por pequenas plaquinhas com letras em maiúsculas e minúsculas e todos os sinais de pontuação necessários para a construção de palavras, pequenas frases e textos.
O processo de alfabetização é mágico!
Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.
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