NOVIDADES

Alfabetização Montessori

07/04/2016 ·

A linguagem é uma área de conhecimento muito especial para Montessori, por isso ela desenvolveu materiais e estratégias interessantíssimas para esta disciplina. No Girassol - Centro Educaciona Montessori os materiais são utilizados para auxiliar as crianças em seu desenvolvimento e aprendizagem, estimulando todas as áreas do conhecimento.

Linguagem oral:

a) Falando:

Utilizar com propriedade o vocabulário  para identificar os elementos da realidade próxima e realidade distante (animais selvagens , meios de transporte, etc ),  para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc, falar de determinado assunto com lógica de pensamento, mantendo o foco no tema principal, usar apropriadamente o contato visual com quem fala, falar com clareza (dicção apropriada), usando períodos compostos de maneira adequada, empregar a concordância de gênero e número, transmitir pequenos recados e cantar alguma músicas do cancioneiro popular ou folclórico.

b) Ouvindo

Ouvir a ideia do outro, usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado e linguagem escrita

Leitura:

a) Construindo a decodificação da escrita: Explorar livremente as letras de lixa e os materiais da área de linguagem, perceber sons iniciais em algumas palavras, pareando auditivamente palavras que começam com o mesmo som, no uso do material de desenvolvimento, identificar rimas, pareando objetos (caminhão/avião).

b) Compreensão: Ouvir uma história e identificar o fato principal, identificar alguns personagens de uma história relacionando algumas de suas características, fazer algumas predições  sobre o contexto de uma história baseado em determinado fato e compreender ordens simples

c) Envolvimento com a leitura: Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a literatura e começar a selecionar os livros para ler

Escrita: 

a)    Desenvolvendo o grafismo: Utiliza o grafismo com a intenção de representar fatos  ou ideias, começa a apresentar formas mais definidas no grafismo, utiliza o espaço da folha com algum sentido.

 

b) Construindo a escrita: Usar a escrita espontânea em diferentes situações, conhecer a macro estrutura de um texto, utilizando os cartões de metacognição  (receita , poesia , carta)

c) Preparação da mão para a escrita: Apresentar movimento leve do pulso e utilizar o lápis com o movimento adequado de pega.

GALERIA DE FOTOS

GIRASSOL CENTRO EDUCACIONAL

Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.

49 3522-3830
contato@cegirassol.com.br
secretaria@cegirassol.com.br

Rua Almirante Barroso, 152 - Tobias
Joaçaba, Santa Catarina.

ÚLTIMAS FOTOS DA ESCOLA

ATENDIMENTO