NOVIDADES

Sistema de Numeração Decimal e sua história!

11/03/2016 ·

A turma do 5º ano do Girassol - Centro Educacional Montessori  iniciou o estudo do Sistema de Numeração Decimal e juntamente com ele explorou sobre sua história, para que as crianças entendam como chegamos aos numerais que escrevemos hoje.  Iniciaram a história conhecendo os egípcios, que criaram um sistema de numeração muito interessante para escrever números, baseado em agrupamentos. Essa ideia de agrupar foi utilizada nos sistemas mais antigos de numeração.   Aprenderam também que no sistema de numeração Maia, os algarismos são baseados em símbolos. Os símbolos utilizados são o ponto e a barra horizontal, e no caso do zero, uma forma oval parecida com uma concha. A soma de cinco pontos constitui uma barra, dessa forma, se usarmos os símbolos maias para escrever o numeral oito.    E descobriram que utilizamos o sistema babilônico, pois a divisão das 24 horas, uma hora em 60 minutos e os minutos em 60 segundos, é uma herança dos babilônicos. O sistema babilônico utiliza a base 60 para a formação de seus numerais. O sistema sexagesimal, também conhecido como sistema de numeração babilônico.

   Estudaram também sobre o sistema de numeração romano, esse sistema de numeração é o mais usado nas escolas, depois do sistema de numeração decimal. E também na representação de:

• designação de séculos e datas;

• indicação de capítulos e volumes de livros;

• mostradores de alguns relógios, etc.   E para finalizar este estudo a professora Flávia que trabalha com a disciplina de História no Colégio SuperAtivo veio explicar um pouco mais sobre a história desses povos. Os alunos se encantaram com as descobertas!

GALERIA DE FOTOS

GIRASSOL CENTRO EDUCACIONAL

Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.

49 3522-3830
contato@cegirassol.com.br
secretaria@cegirassol.com.br

Rua Almirante Barroso, 152 - Tobias
Joaçaba, Santa Catarina.

ÚLTIMAS FOTOS DA ESCOLA

ATENDIMENTO