27/06/2016 ·
Maria Montessori surgiu com esse termo “normalização” para descrever o que acontece na classe Montessori, em que as crianças, com o passar do tempo, aprendem a focar nas atividades que desenvolvem, concentrando sua energia em períodos significativos de concentração. E isso o fazem com prazer. O que caracteriza a “normalização? Amor à ordem, Amor ao trabalho e ao silêncio, Independência e iniciativa, Auto-disciplina espontânea, Alegria, Poder agir através de escolha real, Interesse pela realidade. Para que o estado de normalização se concretize, é preciso que haja um ambiente favorável, adequado às crianças que nele trabalham, para que sintam suas necessidades físicas, intelectuais e emocionais atendidas. A alegria vem da produção intelectual que acontece nos períodos de concentração quando a criança está envolvida com os materiais de trabalho e atividades disponíveis no ambiente, que permitem as descobertas. A oportunidade de trocar experiências são momentos gratificantes, em sala de aula. A normalização é um processo, não acontece da noite para o dia, porém, para que se concretize além do ambiente preparado na escola, a colaboração da família é muito importante, oferecendo à criança um ambiente organizado e calmo, em que se fale baixo e tranquilamente, onde ela possa ler e ouvir histórias, escrever, desenhar, ouvir boa música, onde haja tempo e espaço para diálogos, em que a criatividade seja estimulada. Essa parceria família-escola favorece a que mais rapidamente se possa presenciar a transformação da criança em uma pessoa tranquila, feliz, responsável, produtiva. “Montessori – Uma educação para a Vida!”
Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.
49 3522-3830
contato@cegirassol.com.br
secretaria@cegirassol.com.br
Rua Almirante Barroso, 152 - Tobias
Joaçaba, Santa Catarina.