NOVIDADES

Entrevista – Educadora que fará palestra em Joaçaba nesta sexta fala sobre o método Montessori

27/08/2015 ·

 Sônia Maria Braga atualmente é a maior autoridade Montessoriana do país e presidente da Organização Montessori do Brasil (OMB).

Começou sua atividade como alfabetizadora em 1965 no Rio de Janeiro, após concluir seu curso de letras, especializou-se em História da Literatura Francesa, na França, local onde conheceu uma escola Montessori.

Posteriormente, após concluir o curso de especialização em Montessori, a professora fundou em 1977, a Meimei Escola, objetivando aplicar o que aprendeu na especialização e difundindo o método em todo o Brasil.

A educadora fará uma aberta ao público no dia 28 de agosto, as 20h no Auditório Afonso Dresh na Unoesc em Joaçaba. Quem quiser participar, basta levar um quilo de alimento não perecível.

Como a senhora explicaria para quem ainda não conhece, o que seria o Método Montessori?

O Método Montessori é a resposta que o nosso tempo exige para uma educação que respeita a individualidade, embora tenha sido “inaugurado” em 1907 pela Dra. italiana Maria Montessori. Uma escola Montessori oferece ambientes preparados, sem carteiras enfileiradas nem quadro branco (antigo quadro de giz), porém rico em recursos que facilitam o processo de aprendizagem. O professor é um orientador, um observador, e promove a organização de recursos que atendam às diferenças que existem sempre entre os alunos. É uma escola em que o desenvolvimento intelectual está amparado pelo desenvolvimento de valores.

Como surgiu seu interesse pelo Método?

Poderia dizer que “descobri” Montessori quando estudava na França, em minha especialização. Verifiquei que era o que eu desejava para fazer um trabalho educacional diferente daquele que era obrigada a fazer, já que os cursos de formação (e que ainda hoje o fazem, infelizmente) nos ensinavam uma metodologia totalmente industrial: todos tinham (têm )que obter o mesmo resultado no mesmo período. Isso não cabia na época (anos 60) , e não cabe agora. A partir de então nunca mais parei de estudar e praticar Montessori.

Qual seria o motivo do aumento do interesse de escolas e estudiosos sobre educação, pelo Método Montessori?

As necessidades humanas que mudaram. Hoje, a criança e o jovem obtêm com muita facilidade informações. Portanto, a escola tem que adquirir uma dinâmica diferente e atender ao alto nível de curiosidade dos alunos. Não se pode mais estabelecer “padrões” limitadores ao conhecimento, e também, pensar que a escola deve ser um lugar de “preparação” para provas. O ser humano precisa de muito mais: criatividade, resiliência, proatividade, curiosidade, apenas para exemplificar, são habilidades que uma escola tradicional esquece de desenvolver. Numa escola Montessori elas fazem parte natural do dia-a-dia.

Quais as principais características observadas em uma criança educada a partir dos preceitos do Método Montessoriano?

Autonomia, independência, cooperação, curiosidade, espontaneidade, questionamento, persistência, …para citar algumas apenas.

Como a senhora enxerga o crescimento do uso do Método Montessori no Brasil?

Como uma resposta às necessidades do aluno contemporâneo, numa busca de melhor atendimento, visando a sociedade mudada em que estamos vivendo.

Qual a sua expectativa quanto a palestra que será ministrada em Joaçaba?

Desejo que atenda às perguntas que sempre estão no ar sobre a aplicabilidade do Método Montessori, e seus resultados efetivos naqueles que puderam vivenciar uma escola Montessori.

Quais os principais assuntos serão abordados?

Atualidade do método, sua difusão pelo mundo todo, as características básicas de uma escola Montessori, resultado positivo na formação de pessoas produtivas e de bem, renomadas internacionalmente.

GIRASSOL CENTRO EDUCACIONAL

Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.

49 3522-3830
contato@cegirassol.com.br
secretaria@cegirassol.com.br

Rua Almirante Barroso, 152 - Tobias
Joaçaba, Santa Catarina.

ÚLTIMAS FOTOS DA ESCOLA

ATENDIMENTO