NOVIDADES

As grandes lições - Ensino Fundamental Matutino

27/02/2019 ·

Como currículo Montessoriano a Educação Cósmica tem um significado  abrangente de holístico e com propósitos. “Educação Cósmica” difere da Educação Tradicional, pois tem como objetivo ir muito além da aquisição de conhecimento e do desenvolvimento de uma criança ou de um adolescente. Para Montessori, crianças que recebem uma Educação Cósmica têm uma compreensão mais clara do mundo natural e, também, delas próprias. Ela acreditava que crianças que recebessem uma Educação Cósmica na infância estariam mais bem preparadas para entrarem na adolescência como indivíduos independentes, confiantes, responsáveis, emocionalmente inteligentes e equilibrados em realizações físicas, intelectuais e sociais. Também estarão preparadas para tomar decisões responsáveis e agir sobre os adultos de forma responsável  a fim de reconhecer os limites: dar, pedir e receber ajuda, conforme necessário. Para entender melhor a base para a Educação Cósmica, é necessário compreender a visão de Montessori sobre o desenvolvimento humano. Ela acreditava que o mundo era um lugar altamente ordenado e proposital; que a guerra e a pobreza, a ignorância e a injustiça eram desvios desse efeito e que havia duas coisas necessárias para desenvolver a relação pacífica dos seres humanos: a consciência da interdependência e o sentimento de gratidão que vem dessa consciência. Abordando os temas do conhecimento do mundo de uma forma holística, as crianças que recebem essas lições  e aprendem a ser gratas às gerações anteriores, compreendendo que elas podem se beneficiar de seus conhecimentos. As crianças aprendem Ciências, História e Geografia, transitando entre todos os elementos e forças da Natureza, as plantas, os animais existentes e extintos, as rochas, os oceanos, as florestas,  mesmo as moléculas e as partículas atômicas. A história do mundo e da humanidade é apresentada a partir dos 6  seis anos, dando a cada criança a possibilidade de ir percebendo o “trabalho” do homem em sua existência e o percurso de sua vida no planeta. Ao invés de ensinar o currículo por áreas, abstrata e desconsertadamente; as grandes lições oferecem uma visão abrangente das diversas disciplinas combinadas, da mesma forma que estão conectados os acontecimentos sobre a história da Terra e dos homens. Assim, as crianças são capazes de desenhar conexões do mesmo jeito que a narrativa se desenrola, naturalmente,  do todo à parte e vice-versa. Acima de tudo, a Educação Cósmica apresenta o Universo e suas interconexões.

“Uma vez que foi necessário dar tanto à criança, deixe-nos dar-lhe uma visão de todo o Universo. O Universo é uma realidade imponente e uma resposta a todas as perguntas… Todas as coisas fazem parte do Universo e estão conectadas umas com as outras para formar uma unidade inteira. A ideia ajuda a mente da criança a se tornar focada, a parar de andar em uma busca sem rumo ao conhecimento. Ela está satisfeita por ter encontrado o centro universal de si mesma com todas as coisas.” Maria Montessori.- Para educar o potencial humano.

GALERIA DE FOTOS

GIRASSOL CENTRO EDUCACIONAL

Nós estamos falando de uma ”Escola Montessori“, do Centro Educacional Girassol, onde aplicamos desde 1990 o sistema educacional criado por Maria Montessori.

49 3522-3830
contato@cegirassol.com.br
secretaria@cegirassol.com.br

Rua Almirante Barroso, 152 - Tobias
Joaçaba, Santa Catarina.

ÚLTIMAS FOTOS DA ESCOLA

ATENDIMENTO